Música de Sarau

Vários sentidos, vários ritmos, várias palavras. Assim, em um processo colaborativo de produção iniciado em 2008, surgiu o álbum Música de Sarau, já disponível gratuitamente na Web.

Música de Sarau traz originais composições de uma nova MPB. O disco chama a atenção pelos arranjos bem brasileiros, trazendo uma diversidade de ritmos que denotam o ecletismo do poeta, cantor e compositor Eros Trovador em sua musicalidade – as músicas vão desde o samba e a bossa até a surf music e baladas, dialogando ainda com o baião, o reggae e o sertanejo.

A unidade do repertório está na poesia das letras. Nascido de uma proposta poética e de uma referência aos saraus, Música de Sarau trata da palavra e dos seus sentidos, do poeta e das poéticas da vida.

musicadesarauCD

PALAVRA

Musica de Sarau é um desdobramento do álbum virtual Palavra (albumpalavra.com.br), projeto iniciado em 2008 e que é um dos pioneiros no Brasil no gênero Poesia Hipertextual, quando os hiperlinks são usados como elementos que compõem os sentidos poéticos do texto.

A partir dessa produção, Eros Trovador e os primeiros colaboradores do projeto fundaram o Coletivo Palavra, hoje associação civil sem fins lucrativos que trabalha em uma proposta de Arte de Interface, modelo de produção permeado de elementos multimídia, hipertextuais e colaborativos.

SHOW MULTIMÍDIA

No show, o vídeo e as imagens compõem de forma essencial o trabalho artístico. Acompanhado de excelentes músicos, Eros Trovador apresenta o repertório de seu primeiro álbum permeado por projeções, efeitos sonoros, cênicos e declamações.

De forma hipertextual, com elementos cruzados em diversas linguagens, o recado poético vai sendo construído por cada um, conforme a associação que o próprio expectador vai fazendo e das referências do que é apresentado. Assim, em um processo de produção bastante orgânico, o Coletivo Palavra apresenta mais um trabalho em Arte de Interface, convidando o público a viver uma experiência poética e a acompanhar a “saga do poeta”.

O evento de lançamento do cd e show Música de Sarau será aberto pela banda O Grande Barco, que também explora em sua produção uma musicalidade permeada de poesia e mantém o diálogo da música com o audiovisual.

MÚSICAS
Integram o repertório 10 músicas compostas por Eros Trovador, outra em co-autoria com Guto Freita e ainda uma composição de Renato Moll.

A faixa “Palavra”, surf music devidamente abrasileirada, faz referência à comunicação de todos nós, à força da palavra na construção do cotidiano e aos caminhos e descaminhos que seus sentidos podem tomar.

Em “Sotaque”, um baião, é construída uma referência visual e ao mesmo tempo musical e poética sobre Brasília, a partir de uma reflexão sobre a suposta ausência de sotaque dos brasilienses. Essa ausência é transferida para as relações na cidade e sua organização espacial e política.

Já em “Vazio”, samba que abre o álbum Música de Sarau, é feita uma verdadeira celebração poética à sensação de vazio que todos sentimos, hora ou outra. Eros Trovador coloca o vazio como um dos elementos principais de seu trabalho e uma das principais características da imagem do poeta que constrói em todo o repertório.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=vlARxIcNncA

SAIBA MAIS EM: http://albumpalavra.com.br/musica-de-sarau

Marcados com: , , , ,
Publicado em Música, Música de Sarau, Projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>