Encerramento da Farra da Comunidade no Eixão (20/10)

Farra

Resistência, exaustão e beleza. Palavras simples para definir a intensa vivência provocada pelas sete edições do espetáculo Farra da Comunidade apresentadas ao longo dos últimos seis meses, envolvendo cerca de 80 atores e atrizes. No domingo próximo(20) os artistas de São Sebastião, Taguatinga, Varjão e Planaltina que participaram das outras edições se reúnem na grande celebração cênica de encerramento da temporada 2013, a ser realizada no Eixão, altura da 205/6 Norte pelo Circuito Eixão Cultural. O espetáculo de teatro dança que traz referências do trabalho da diretora alemã Pina Bausch e da Farra dos Atores criada pelo diretor Márcio Vianna ganhou novos contornos e a cara das comunidades do DF, misturando street dance, forró, break, dança contemporânea, samba e muito mais nessa verdadeira maratona teatral de cerca de três horas de duração.

Farra2Sob direção do ator e diretor Thiago Jorge, que participou das gravações de Faroeste Caboclo e vários outros espetáculos e filmes no DF, a produção buscou a identidade local dos atores e atrizes, amadores e profissionais de cada localidade onde ele realizou as oficinas. “Procuramos ilustrar o trabalho com o material humano que tivemos, buscando as influências e experiências artísticas e de vida dos moradores das comunidades onde realizamos as oficinas”, afirmou Thiago Jorge. Ele, que tem formação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e extensão na área de Teatro do Oprimido pela Universidade de Brasília (UnB), procurou base nestas influências para buscar a essência de cada localidade nas produções. Segundo o diretor, cada cidade mostrou identidade pelas pessoas e grupos locais que participaram. Taguatinga, segundo Jorge, com sua urbanidade e força trouxe a intensidade do street dance com o grupo Codinome Rua. Planaltina participou com bailarinos profissionais da Cia Vidart. São Sebastião teve os b-boys do Hip Hop e o Varjão trouxe o Funk com a MC Bandida. “Tudo isso permeado pelas cenas criadas por nós e com sugestões deles”, afirmou Jorge.Farra 3

A técnica e a crítica social

Influenciado pela diretora Pina Bausch, Thiago trouxe as dinâmicas do Teatro Dança, misturando elementos coreográficos com a técnica teatral, em cenas fundamentadas em trilhas sonoras brasileiras e/ou internacionais. Contrapontos, os confrontos de grupos e de indivíduos contra grupos e mesmo a busca nas vidas dos próprios atores e atrizes para construção cênica são elementos da escola de Pina apresentados pelo trabalho.

Na trilha sonora Tom Zé, o rapper Rapadura, bateria de escola de samba e outras musicalidades várias foram exploradas. O tom de crítica social e a realidade de exclusão foram ilustradas de forma muito intensa pelos grupos com Thiago, porém, como afirmou o diretor, “sem caricaturas ou tom panfletário”. A direção artística e brasilidade de Daiara Figueiroa também contribuíram diretamente para a construção, ela que é mestranda em crítica de artes pela UnB e articuladora de Artes Visuais do Coletivo Palavra, realizador do projeto.

Nas cidadesfarra ensaios

As oficinas foram realizadas nas quatro cidades, convidando moradores e jovens das cidades para participar. Cada comunidade apresentou-se por duas vezes no Eixão, em alguns domingos desde maio deste ano. Em diversos pontos da Asa Sul e Norte, esportistas e frequentadores do Eixão do Lazer puderam prestigiar as realizações dos espetáculos que ocupavam o centro do Eixão com os grupos de média de 25 atores e atrizes. Mais de cinco mil pessoas chegaram a assistir as apresentações de até três horas de duração.

Neste domingo, a reunião dos grupos de cada comunidade promete confrontos com ainda mais identidade envolvendo os moradores das diversas cidades nesta grande apresentação. O projeto foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e GDF.

Serviço: Farra da Comunidade – Apresentação final – 4 Comunidade no Eixão

Local: Eixão Norte, altura da 205/6 Norte

Data: Domingo, 20 de outubro

Hora: De 9 ás 12h

Entrada Franca

Classificação livre

Marcados com: , , , ,
Publicado em Artes Cênicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>